19 de fev. de 2013

Vereador, Variador e Viriador por Omégeni Ramos


Sátira -  Fatos reais e um pouquinho de ficção

Bem, nesta segunda-feira (18) aconteceu a primeira sessão Ordinária do ano de 2013, realizada na Câmara Municipal de Pimenta Bueno.

Retificando: Bem, nesta segunda-feira (18), devido à visita do Governador do Estado de Rondônia, simplesmente foi aberta a sessão, lido os trabalhos, votado um projeto de alteração de horário da sessão para o período noturno e encerrada a primeira sessão Ordinária do ano de 2013.

Você que está lendo esse pequeno texto, sabia que existem três tipos de representante no poder legislativo que são eleitos por nós cidadãos?
Irei em poucas palavras tentar explicar. Existe o Vereador, o Variador e o Viriador.

Ok! Vamos junto caros leitores dos meus textos tentar descobrir quem será o Vereador, Variador ou Viriador dos próximos quatro anos em nossa querida cidade de Pimenta Bueno.
Saiba algumas características de cada um para descobrir qual desses foi eleito por você.

Vereador

O Vereador é aquele que eleito pelo povo cumpre o seu papel direitinho, atua, elabora projetos de leis que são da competência do município (sistema tributário, serviços públicos, isenções de impostos, tudo que de certa forma venha trazer benefícios para a comunidade, bem como para o município, por exemplo). Cabe também ao Vereador, fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura.  É ele quem deve zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos.

Variador

O Variador é aquele que é eleito pelo povo, mas passa o mandato inteiro variando (quatro anos), corre de um lado para o outro visita pessoas, lugares, órgãos, conversa com todos, mas não passa disso, pois quando chega na Câmara nunca sabe o projeto que será votado e na maioria das vezes vai no "vácuo" ou pressão psicológica dos colegas ao lado. Exemplo: O colega fala que o projeto é bom, então ele vota, demonstrando total variação, pois nem ele sabe o que votou.

Viriador

O Viriador é aquele que quando se candidata já sabe o que vai fazer se eleito. Fica ligado em tudo que o executivo irá mandar para ser votado, fica na cola do prefeito durante quatro anos, todos os dias tentando tirar uma "casquinha" (extorquir) para votar projetos. Esse ano possivelmente nós conheceremos o famoso Viriador, pois tenho conhecimento que serão colocados em pauta doações de terrenos e é ai que o "danado" vai agir, vai tirar "casquinha" do possível interessado (Empresário, por exemplo) demonstrando para o povo o porquê foi eleito. Não perder a oportunidade de ganhar dinheiro, seja ele público ou proveniente de qualquer outra situação, é assim que o Viriador age.

Mas deixo bem claro que isso é fato no país inteiro, então quem somos nós para julgar, pois eleitos é a nós que eles representam e sabe-se lá se você ou eu estivesse ocupando uma vaga no Poder Legislativo não seríamos personagens ativos tendo as características de um desses.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário